ANTÍFONA - SOARES FEITOSA

Antífona




I - Parte Primeira 

...nem que o galo cante.



De que lado mora a luz
e onde residem as trevas?
(Livro de Jó, 38:19)

 
Venho de outras terras, meu capitão, 
não sou da beira do mar, eu venho  
desd’onde uma bola de fogo,  
volúpia de luz, volúpia de cor,  
cavalgava o horizonte e desabava,  
queda brusca por detrás da serrania, 
era quase todas as tardes, 
lá,  
que raramente chovia. 
 

Na quebrada do sol
os jatobás queriam se apossar do ouro do crepúsculo,
pediam a mestre Vento para lhes açoitar as copas,
ajuda para agarrarem o Sol,
mas o Sol,
com medo de se perder na mata,
corria ligeiro,mais ligeiro ainda,
o medo de se rasgar nos galhos dos paus,
para enganá-los,
ficava maior na hora de se esconder,
como quem dissesse
"sou muito maior do que o maior dos oitis",
e desabava lá de cima, soberano:
                                              pulfo!

Bem ligeiro,
talvez até fosse  mesmo — muito maior — bem ligeiro, 
rápido, rápido despencava lá detrás, 
e a penumbra deslizava sobre a planície,
desciam as trevas no lá-de-cá da serra,
                        [faltam quatro dedos  
                        para o Sol s'esconder na pedra grande,
                        dizíamos, no jogo de bola,
                        vamoss'embora] 
que em porta e ferrolho: 
                                      noite!
 
Depois me mudei:
fui para além dos cabeços da Serra Branca,
para além do lado de lá, 
atravessei o crepúsculo,
debandei para onde o sol aparecia,
acheguei-me às faldas da aurora,
Macacos, rio Macacos e Volta-do-Rio,
fazenda Macacos,
Macaco-da-dona-Anísia, diziam os moleques
para insultar, macaco de minha mãe;
era de lá mesmo, Macaco-de-minha-mãe
do outro lado da serra,
a vez de espiar o mesmo Sol,
albor das alboradas.
 
                                  Ali, 
no lad’e lá do crepúsculo,
rompia desta vez, 
o sol, a uma maré cinzenta, 
brigava contra aqueles mesmos paus, 
aqueles mesmo morros
que eram da tarde quand’era de tarde,
agora, matina, o Sol digladiava os mesmos inimigos;
os mesmos paus, 
os mesmos morros eram engabelados,
o mesmo engodo:
crescer na hora de passar por cima deles, bola de fogo,
apenas um fogo mais brando,
talvez fosse o frio do vento frio da serra fria,
daquela manhã quase fria, soprando,
que logo depois esquentava,
soprando.
 
Para não rasgar nas pedras, pontiagudas, agudas,
para não derramar o oiro aos jatobás:
                                     quem já abriu um jatobá,  
                                     bem amarelinho por dentro, sabe,
                                     é puro ouro,
                                     das asas,
                                     borboletas —
                                     pó, amarelas elas também.
 
Os jatobás passavam o dia inteiro dourando Sol,
mesmo assim, queriam mais, 
sempre mais ouro do Sol, 
mas o bicho-sol crescia, 
alargava o passo, andava ligeiro.
Depois, 
mal se livrava dos jatobás e do mais alto dos oitis, 
diminuía o passo, ganhava altura
                                até o pingo,
                                pingo-do-meio-dia:
 
e pingávamos,
afrouxávamos o barbicacho dos chapéus,
cabeças abaixadas, 
reverentes,
pois ninguém jamais olhou o rei Sol a pingo:
 
                                Só enquanto ele nasce, 
                                só enquanto ele some;
                                quanto menor o Sol, 
                                mais brilho de sol;
                                quanto mais alto o Sol, 
                                mais fogo de Sol!
 
A pino, diziam os mais velhos: 
nunca olhe, 
pode cair em cima da gente.

 
                                Mestre Sol,
                                quando estava a pino
                                chamava por mestre Vento  e ordenava:
 
Compadre Vento, não vente, 
vamos mormacear, 
botar os bichos pra sombra,
é hora de encostar.
 
Encostava rápido e não ventava,
e mal descambava da linha do pingo,
mestre Sol afrouxava as correias de mestre Vento:
rápido era o redemoinho, 
rápida era a poeira,
rápida secava a infanta baginha do feijoeiro, 
rápidas contorciam-se as pontas dos dedos dos matos verdes,
rápidas murchavam as cabeças louras das filhas do milharal,
rápida e aflita a sede geral de todos os bichos.
 
                                Longo o fim da tarde,
                                longo o pio do cupido, 
                                despedia-se o corrupião; 
                                gemiam as oiticicas,
                                os paus-d’arco, as aroeiras,
                                quase recolhimento,
                                Vésper.
 
O Sol também com sede
corria espavorido lá pras bandas do Piauí, também de sede,
relava a barriga desta vez
espremido dentro do boqueirão por onde também passava
tonitruante o Poti, 
um rio velho, cobarde e mentiroso,
camarão que lhe é do nome, 
camarão não tem nenhum.

 
Era de medo da seca, 
fugindo do Ceará,
troava o Poti, dentro dos abismos da serra,
para dizer que não estava com medo,
mas estava, 
igual ao esmorecido
dentro do túnel, 
buzina de medo,
nem olha para os lados, de medo, do túnel;
tanto estava, 
desabalava inteiro pro Piauí.
                                                                      Cobarde !
 
Esticava o pescoço, 
cansado e fumarento, 
quase também fugindo,
de medo passava 
um trem de poeira e ferro, 
de cimento e tralhas, 
um velho trem de cinzas, 
anunciava-se num apito rouco.
aboio rasgado no chifre do marruá,
despedia-se, tristonho;
arranhava o bico das pedras...
carícia ligeira,
              de quase.


 

O Sol,
ainda ferro de brasa,
chiando como um ferro de ferrar boi,
soltando chispas,
para bater a poeira, as fagulhas do dia,
abanar-se um pouquinho da tarde quente,
se esfregava nos penachos da palmeira mais alta,
cumeeira da Serra Grande,
e os abismos,
onde até bem pouco um abismo,

uma ravina, um boqueirão, a escuridão, 
plenificava agora um rasgo de fogo, 
um rio de fogo, 
em vermelho, 
em laranja, ocres, 
opalas, 
fugidias, 
as cores. 
Em multi.
                                                        E as palmeiras
                                                        (de quase-opala, de verde-loiro)
                                                        da serra rascante,
                        cambiavam as brisas entre as copas e os ninhos,
                        aproveitavam para se dourar às custas do sol,
                        tentavam agarrá-lo como tinham tentado
                                                        um pouco mais cedo,
                                                        os jatobás da Serra das Matas,
                                                        os oitis da Serra das Matas,
                        mas, mestre Sol tinha pressa,
                        muita pressa de muito calor...

 
                        E não me venha, capitão, dizer que o Rei fugia,
                                                     percorria, porém,
                                                        Rei,
                                                        ligeiro,
                                                        pra lá de chãos.
                                    Suava.
                                             Suava muito.
                                                        Eu vi, capitão!

 
As palmeiras apenas conseguiam tostar os coquilhos,
grandes manadas de lágrimas de sol, 
                        os coquilhos, 
                        miniaturas em amarelo-ouro, 
                        ouro roubado de mestre Sol, 
                        que já ia lá longe,
                        garganta ardendo de tanta fagulha, 
                        mestre Sol ia beber a água da sede, 
                        também uma colher de mel-de-abelha-jandaíra,
                        quem sabe, um trago de boa tiquira, 
                        lá no Maranhão,
                        para quando no Amazonas chegasse,  
                        bem de muitão,
                        refrescar um pouquinho, 
                        talvez um banho na várzea do crepúsculo,
                        lá do lado de lá...
                        que é lá, poente,
                        poente que lá se põe.
 
Até de manhã bem cedo... 
Pontualmente!
                                Pontualmente, 
                                de  manhã bem  cedo, pontualmente: 
                                                        o Sol, 
                                                        o galo, 
                                                        a aurora, 
                                                        a lufada do vento, 
                                                        a manhãzinha, 
                                                        o café forte,
                                                        a porta aberta. 
 
                                É hora!
                                É hora, meu capitão,
                                me anote aí, por favor: 

 
Sou do crepúsculo, 
da aurora também sou,
testemunhei ora em favor do sol, 
ora em favor dos paus,
também em favor da brisa eu fui chamado, 
outras vezes, em favor das pedras.
 
                                  Vi a luta, capitão,
                                             briga braba, de muita luz, 
                                  luz luminosa contra o verde-escuro,
                                             de quando chovia; 
                                  contra o verde-cinza, 
                                             de quando ventava; 
                                  contra o cinza cinza, 
                                             de quando, Seca, secava!
 
Testemunhei também em favor da serra, 
das franjas do vento; 
falei em favor do ocaso, 
testifiquei o levante,
se preciso for, 
testemunho outra vez.

                                    Nem que o galo cante!
Porque era  assim mesmo, meu capitão,  
lá no saco,  
chamávamos saco, 
pois era mesmo um grande saco, 
buraco de muitas valas, serras, serranias,  
imenso o saco-da-serra,  
um vale de paredões,  
que era por cima deles se abria o Sol, 
um Sol-menino, 
espreitando à beiradinha,  
tomando chegada por cima da montanha, 
só as mãozinhas agarrando o parapeito, 
simples vagido daquele Sol-criança... 
 
 
Mesmo assim, de logo era lançado, arremessado extremo,  
até se perder do outro lado do vale,  
o lingüeirão de um vasto espanador, 
cauda luminescente de um pavão real 
                                                 e era azul... 
 
 
Azul-real, o céu da manhã; e a luz,  
ora refletida no vermelho-vermelho da fruta, 
fruta do mandacaru em flor; 
ora brincando de prata 
no espinhaço de prata de um peixe de prata, 
que as escamas,  
trêmulos de luz, 
fúlgidos... 
  

                                Ora brincando de rei,  
                                eis que era o próprio Rei em Rei, 
                                o sol brilhava direto,  
                                sem intermediários, no remanso do rio, 
                                refulgência da malacacheta  
                                em cada brecha do caminho. 
 
  

                                Eu vi, capitão,  
                                foi assim mesmo que eu vi! 
 
Brilhavam, 
que eram das mesmas alboradas,  
da mesma manhã, quand’eu vi,  
espelhando na cacimba clara 
a menina dos teus olhos, 
os molhados,  
o teu vestido, 
a miragem da cuia, 
pois o apanhar da água, uma quase-música,  
e os joelhos, 
sob o rastro dos céus passantes: 
                                          os céus,  
                                               n’água,  
                                                    os olhos... 
                                                         d'ela 
  

                                Enchias o cântaro, 
                                depois,  
                                o caminho,  
                                quando subitamente iam ficando, 
                                no caminho, 
os orvalhados de teus pés iam ficando,  
na areia respingada eram os desenhos, 
                                em ritmo e sedução, joelhos — 
                                e aquele cântaro era  
                                o cântaro geral de minha sede toda, 
                                tu,  
                                sol geral de todas as manhãs,  

                                pois eram duas, 
                                pois eram dois:  

                                         Ela, o Sol; 
                                         o cântaro, a sede. 
 
  

O que mais quer o senhor que eu cante, 
de que bicho o senhor quer que eu fale  
                                de quantos pés, o bicho  
                                em quantos pés, o canto ? 
 
 

                                Se cantar é preciso, 
                                escute lá, meu capitão: 
 
  

                                Cant‘um canto de amor,  
                                posso armar um quadrão,  
                                um galope à beira-mar,  
                                afino  viola e bordão  
                                qualquer mote sei cantar   
                                nestas bandas do sertão  
                                preferença de dois pé,  
                                muié-feme, coração.  
   

Sei cantar o arco-íris,  
só nun canto muié  feia,  
canto tudo qu’é  estrela,  
canto o céu quando clareia  
pode ser de vagalume,   
dozóios dela, lua cheia.  
meu camim é muito claro,  
ela que me  alumeia.  
   

                                Cant’inté no escuro  
                                de tarde e de mei’dia  
                                rasgo cerca, pulo muro,  
                                nunca abro da folia,  
                                é rojão pra lá de duro  
                                pá dançar co’a Luzia,   
                                coração de muito fogo,  
                                muito bom na pontaria.  
   

Nun abra desta parada,   
venha de lá, seu capitão:  
tou espaiando as urtiga  
arrancando os cansanção  
dô nó e fac’intriga,  
neste lado do sertão,  
quando tô nun a briga,  
bringu’inté cum o Cão.  
   


                                 Alimpe logo o camim,
                                 desarréde, meu capitão! 


II - PARTE SEGUNDA
Do medo de apagar o Arco-Íris   
"O olho não se cansa de ver
nem o ouvido se sacia de ouvir"
(Eclesiastes, 1:8)




Peneirava,
manhãzinha,
uma chuva clara,
entre a serra da direita, Canabrava,
entre a serra da esquerda, São José do Frade,
(tinha um frade, de pedra)
quando mestre-Sol mandou
o menino Chuvisco armar uma rede
para tirar um cochilo,
de tão cansado,
longa a viagem de todos os dias.
 
Era de um cerro ao outro a rede de mestre Sol,
a tolda recobria todo o vale,
vasta rede de muitas cores,
vastas franjas, vastas varandas, vastos punhos,
                                                              sete,
                                                              sete-cores,
                                                              sete-raios,
                                                              sete-listras,
                                                                          sete
                                                                          e a lira!

Era um arco a rede,
parecia cada ponta esconder-se
ao pé de cada morro,
onde diziam os mais velhos,
naquele logar,
pela raiz,
ao tronco,
onde nascia em arco,
como se fora um grande armador-de-rede,
                                                morava ali:
                                                encantado
                                                um pote
de mel-de-engenho, da Serra Grande;
outro de farinha;
um terceiro, d’água,
bem friinha.

 
                   Aliás, outros diziam que era um pote só,
                   apenas um,
                   porém,
                   de-ouro
                   ouro-líquido,
                   fumegante,
                   resplandecente o pote.
 
Outros diziam:
não há pote algum,
apenas o perigo de que passes por baixo do arco
e mudarás de homem
ou mudarás de mulher 
(foi assim com Tirésias,
depois de apartar as serpentes;
primeira vez que apartou, virou mulher;
na segunda, virou homem)
pois também quem cortar o arco,
quem lhe apartar as listras,
passando por baixo, passando por dentro
se mulher, vira homem;
se homem, vira mulher,
vira também adivinhão, como Tirésias,
cego fica depois.

 
                Cuidado, cuidado
                e ninguém ia lá;
                mesmo assim, diziam que dona Durica, de barba,
                valentia e cachaça cuspida,
                passara por baixo e falava grosso.
 
                                        Adivinhar ? 
                                        Estavam esperando.
 
Diziam que o compadre Mané Aceno também passara,
não  virara em mulher;
pelo contrário,
achara o pote,
de ouro:
moedas, patacões do império, libras esterlinas,
muita prata e muito cobre,
eu vi capitão!
 
 “Veja, comadre Anísia —
 disse mestre Mané (pedreiro) Aceno —
 guiei-me num sonho,
 era uma mulher: 
 
(Alice, sua comadre, não sabe disso, 
nem  pode saber, cuidado, comadre!) 
 
grande cabeleira de uma égua melada,
entre as crinas e o rabo, da égua, mas era mulher,
                      bonita,
                      tão bonita quanto nossa comadre Dica,
                      bonita,
                      não deu para ver se era casada, bonita;
                      era um coque que ela ia soltando
                                                       devagarinho,
                                                       eu seguindo,
                                                       avançando,
                                                       cautela,
                                                       muito medo, comadre,
da porta da igreja até aquele morro — e apontou —
igualzinho às estrelas de presépio
que têm um caído de banda,
(um cometa, cauda do cometa, compadre)
disse minha mãe.

                      Era assim mesmo, comadre,
                      esse tal de cometa;
                      lá eu cheguei,
                      na casa do coronel,
                      abandonada,
                      debaixo de neblina,
                      e muito
                      pois o arco e muito raio
                      quando ouvi a Voz:

                      “É na casa velha,
                               do engenho, 
                                      no fecho da forquilha,
                                                basta cavar.”
 
                      Latiam uns cães,
                      era o Cão, comadre,
                      benzi,
                      rezei para o finado Otacílio.
 
                      Continuaram a latir.

                      Aí me lembrei e perguntei: 
                      “— quem pode mais do que Deus?” 
                      perguntei trinta e três vezes,
                      é a idade de Cristo, comadre,
                      mas os bichos continuaram
                      latindo, ganindo.

Aí falei, cinco vezes,
nas chagas,
Chagas de Cristo, comadre;
de São Francisco do Canindé também, comadre,
as Chagas.
 
                      Os bichos calmaram. 
                      Era o Cão.

                      Fedeu.

                      Cavei, comadre, veja!

 

Riquíssimo pote de ouro,
prosaica cabaça de mel com farinha,
apenas um arco-íris, para mestre Sol tanto faz,
                      alumeia, tanto faz, 
                      mas
                      naquele dia, balançava um pouquinho,
                      só um pouquinho,
                      acalanto fugaz de quem cansou,
e triscava o dedão do pé no paredão defronte,
                      onde de manhã bem cedo
                      ainda menino,
                      Sol-menino,
                      apoiara o queixo,
                      rasgara as mãozinhas,
                      na hora de nascer. 
Era,
ali,
uma brisa leve, um balançar suave,
eis que assustava o tempo um silêncio pesado,
e um vaqueiro velho,
quase também um arco
e silêncio,
Adolfo, de tão velho, silêncio,
foi indagado:

                      Por que era que mestre Sol
                      não botava todos os dias
                      aquela roupa nova,
                      da feira, talvez fosse,
                      da missa,
                      da festa de domingo?


O velho disse:

                      "É o arco-íris,
                      só tem quando chuvisca,
                      não é todo dia que chuvisca
                      se não, não tem sol-quente
                      e sem sol-quente
                      a momona num estrala, o feijão num  bageia,
                      num amarela o milharal”.
 
O velho disse: 
                      “Precisa!”
 
O velho disse: 
                      “Quando tem arco-iris
                      é mode os bichos,
                      p’aprenderem a cantar,
                      eles esquecem;
                      você não viu
                      o canário-da-terra,
                      como ele andava capiongo?"


Eu vi, capitão, eu vi,
ou meu testemunho: 
                      Durante o cochilo de mestre Sol,
                      os bichos-de-pena se acalmavam,
                      talvez ensaiassem
                      as lições,
                      talvez de medo
                      de apagarem o arco-iris. 
  

Logo depois,  
mal mestre Sol acordava e partia, 
despregavam o bico,  
fúria nos céus,  
todos os outros bichos também, 
mas os bichos-de-pena cantavam um canto, 
estrofes de um novo cântico: 
  
                      Um gravetinho bem pequeno, 
                                 um saltitar achegante,  
                      um pula-daqui,  
                                 um pula-dali, 
                      roçavam-se,  
                                 mais um saltitar ligeiro, 
                      um fiapinho de algodão,  
                                 uns gravetinhos 
                      eram ciscados no bamburral, 
                                 no manjericão também, 
                      para cheirar,  
                                 de amor e flor, 
                      talvez, 
                                 mobília de casa nova montavam, 
                      acho que era.  
 
  
E mais um vôo, capitão, parecia 
o ritual de uma devoção meio aflita, 
  
                                         “o amor é sempre aflito”,   
                                           disse o velho, Adolfo.    
mostravam-se — eram dois —  
retornavam-se bico a bico, emplumavam-se; 
o descompasso de um contágio de penas, 
um arrepio de cores,  
mais gravetos,  mais cantares 
                                e a brisa leve... 
 
  
                  Eu vi, capitão:  
                  era um fiar de cores, 
                  um tinir de beijo e canto; 
                  quase pairavam sob um gorjeio miúdo,  
                  instantes 
                  pareciam desejavam algum silêncio: 
                                                    calmavam-se   
                                          si 
  
                                 si              si              lêncio. 
  
  
O material, parece, 
era aquele mesmo material  
da deusa Mater Matuta  
suprema deusa do alvorecer, quando tece  
a pupila de todas as auroras,  
as sete-cores do arco, 
tece também a íris dos teus florais, amor, 
                                os ninhos, 
                                os lírios  do campo ...  
                                despreocupadamente, 
                                passarinhos. 
  
                                Despreocupadamente,  
                                passarinhos,  
                                era uma vez um rabo-de-cavalo 
                                e uma franja: 
 
  
E se fazia a ordenação geral de todas as medidas, 
ritmo e batimento de todos os traços,  
de todos os gestos, 
de todas as linhas,  
finíssimas linhas das palmas,  
uma palma por entre as palmas, 
uma mão por entre as mãos, 
a buscada irrepreensível de espinhos inexistentes,  
                   (quando tinham os espinhos,  
                   tiravam-se,   
                   agulha e álcool  que não ardiam;  
                   arranca mais outro, amor!)  
                   pois concílio de falanges,  
                   a  combustão  tátil às portas de todos os dígitos: 
                                         mão 
                                         entre mãos, 
                                         pétala a pétala. 
 
 
                                                                                  Perseguia-se,  
        às mãos, o que das mãos já se sabia;  
                                                                        Buscava-se,  
        na pupila, a luz  que não cansava de olhar;  
                                                                        
Ouvia-se, 
        na raiz do gesto, o som do gesto: 
 
 
Somente as rosas falavam, pois  
do perfume da estrela, pois  
do silêncio das nascituras folhas,  
da sinergia das borbulhas às forquilhas da mata renovada,  
rebento de coisa nova,  
igual à semente túrgida, à erva úmida, o chão,  
o chão profundo, 
o estalar da flor: abrindo-se,  
alborecendo-se o sol,  
sol da manhã, o pássaro, a flor: estávamos...  
                                                        si...  
                                                        si...  
                                                        silêncio.  
  
  
Si,  
silêncio -  
sim,  
meu senhor,  
posto que, nem m esmo   
alguém jamais ouviu  
o batimento dos céus;  
alguém jamais colocou um chocalho  
no riscar da estrela rápida;  
nem conseguiu medir  
o metro do firmamento;  
pois muito menos  
ouviu o refulgir dos astros.  
 
 
                                De longe,  
                                ouvir de longe, 
                                como assim, meu capitão ? 
 
                                Só se for às conchas do mar salgado; 
                                isso também conto. 
                                Conto depois.  
                                Esvoaçavam 
                                franja
                                penumbra
                                apenas.           
  
De que falas afinal, forasteiro? 
Enlouqueceste?!  
Queres um calmante?  

  
           Falo de Maria Helena, capitão,
           parece, o senhor não a conhece,
           Ela,
           Helena,
           e era Antônia,Antônia Helena,
           Helena Antônia, aquela,
da guerra geral de todos os sentidos,
Ilion,
           Tróia.




III - PARTE TERCEIRA
piso em qualquer chão 

 

Agora tu, Calíope, me ensina 
o que contou ao Rei o ilustre Gama;

[...]

Senão direi que tens algum receio
que se escureça o teu querido orpheio
(Camões, Lusíadas, Canto Terceiro, 1 e 2)

Vem, Calíope, 
venham também as outras oito, 
Ereupokal, Kliumterthal,  quero todas, 
e sob Apolo, 
a lira. 
                                O que tinha de ver,  já vi, 
                                que tinha de escutar,  escutei,  
                                agora é a guerra, 
                                o trato de Menelau, 
                                a palavra empenhada aos príncipes gregos, 
                                contra Páris, o ladrão; 
                                engenho e muita força, de todas as armas — 
                                onde tiver, mando buscar. 
  
                                Acudam-me os cantadores: 
                                Ignácio da Catingueira, 
                                negro e escravo; 
                                Romano da Mãe d’Água; 
                                vocês também fundaram 
                                o galope, a cantoria. 
 
                                Pinto, do Monteiro, 
                                Otacílio, dos Batistas,  
                                a batistada toda 
                                venham todos, 
                                venham também. 
 
 
                                                        Venha a negra 
                                                        Barrósa 
                                                        que desafiou, 
                                                        e era mulher, 
                                                        nem se acreditava e desafiou, 
                                                        mulher fosse gente, 
                                especialmente se negra fosse, desafiou 
                                hoje Benedita, dona Benedita, senhora e senadora, 
                                                        desafiou e ganhou, 
                                também a dona Barrósa, a senhora dona Barrósa,  
                                de seu Neco dos Martins, o desafio, 
                                                        que também me acuda, 
                                                        eram poetas,  
                                                        ganhou, ganharam,  
                                                        fundaram este país!  
  
                                Quero também  Aderaldo,  
                                cego,  
                                e outro cego, Dantas, de Nova Russas, 
                                de quando de mim, menino, 
                                a feira, a estação do trem e Osvaldo 
                                que era médico,  
                                médico-doutor e as raízes, 
                                de todos os chãos, 
                                “fundou” a ecologia, 
                                era doido, diziam, 
                                não gostava de farmácia, nem de remédios; 
                                gostava do chão ! 
  
                                Venham também os trovadores, 
                                chegue-me César Coelho,  
                                acuda-me Adaucto Gondim,  
                                valei-me mestre Sinésio Cabral, 
                                vocês todos, um pessoal tão sensível 
                                um cantar tão miúdo, 
                                gigantes porém:  
                                                 pois como conseguem 
                                                 encaixotar o início,  
                                                 passear pelo meio 
                                                 botar presilha no fim 
  
                                                 de tudo qu’é sentimento, 
                                                 em somente quatro versos 
                                                 de tudo qu’é bem-querer, 
                                                 de tudo qu'é universo!?  
                                                 gigantes são, 
                                                              pois gigantes venham! 
 
  
                                Venha-me também mestre Oldegar, 
                                feiticeiro do hai-kai,  
                                pioneiro nestas terras, 
                                de conseguir enfiar,  
                                dentro de três versinhos 
                                cinco-sete-cinco (tivesse):  
                                                        a cerejeira,  
                                                        o monte Fuji,  
                                                        o Sol Nascente. 
 
  
Convoco para brigar nesta guerra, 
peço ajuda e proteção, 
ninguém nunca deles se lembrou: 
Zé Cavalcanti, da Paraíba, 
Leota, Ceará, Leonardo Mota, 
meu compadre Heldenir, de Monsenhor, 
outros gigantes e muitos outros 
prosa leve e muito solta, 
os causeiros, os memorieiros, 
os botadores de bonecos, os cantadores de reisado, 
das presepadas, presepeiros, 
fazedores de sentinela, guias de cego e aleijado, 
sabem todas as histórias 
verdadeiras e inventadas: 
 
 
Cobras imensas do Amazonas paroara  
(donde voltamos quando chove aqui)   
onças matadas de murro, 
ferradas n’azagaia, 
onça que veio-na-fumaça, 
o escalpo do imprudente, 
causos do boi-mandigueiro, 
astúcias do maracajá, 
histórias de muié-gaieira, 
marido-brabo, marido-manso 
mula-sem-cabeça, lobisomem, encantamento, 
de botijas cheias de ouro, prata e cobre;  
                                d’outros feitos e valentia, 
                                histórias de cegos, coronéis, cangaceiros; 
                                adivinhões,  profetas da chuva, 
                                rezadores,  benzedeiras,  
                                dona Maria do Gildo 
                                e seu raminho de arruda,  
                                capadores e curadores  (no rastro!). 
  
                                Venham, venham, 
                                vocês sabem, 
                                sabem tudo, 
                                eu sei  algumas. 
  
                                Sem as musas, 
                                sem o Olimpo,  
                                sem as fontes, 
                                meu cantar é muito fraco, 
                                inspiração muito curta; 
                                urgem-me aquelas vergônteas 
                                de pau-de-jucá, que nos brotam do coração, 
                                correm pelos tutanos, 
                                mergulham fundo no chão,  
                                e buscam, 
                                profunda que seja, 
                                a água-vida, 
                                esteja onde estiver, 
                                para melhor dizer: 
                                Raízes de céu!  
                                Raízes de chão! 
  
                                Sem os amarradios do caroá, do agave, do tucum, 
                                sem essas embiras todas, 
                                perenes do bronze, fortes do aço, 
                                os entrançados da casa da aranha,  
                                nunca cai, nem que chova, 
                                nem que rache o sol,  
                                nunca cai, melhor dizendo, 
                                família, 
                                qund’é família !  
 
  
Ai do cantador que se atrever, 
ai daquele que não possa dizer: 
                                  eu sou,  
                                  eu venho; 
                                  eis a essência, 
                                  a chave-mestra, 
                                  a gota primeira: 
                                  nós! 
 
                                  Pois de que jeito, meu capitão? 
 
  
Tétis, minha mãe,  compareceu aos rios,  
                                para cumprir o oráculo,  
                                mas os rios estavam secos,  
                                                                  janeiro, 
                                                        ainda não chovera,  
o único que tinha água fugira para o Piauí, 
Poti. 
 
  
O banho então se fez 
no tacho de mel das rapaduras quentes, 
engenhos do pé da serra, 
aos paredões da Ibiapaba, 
à  sombra das palmeiras gigantes, 
ao som dos besouros azuis, 
sorondongos,  
torrados, 
na pimenta e (farinha) 
do reino. 
 
  
                                A gente comia 
                                a gente come, os besouros, 
                                as tanajuras. 
                                Comemos também. 
                                João comia gafanhotos e mel. 
                                O Cristo sofreu. 
                                E foi tentado. 
 
 
Para  fustigar  as formigas 
fui levado às fornalhas das farinhadas de mandioca, onde 
bebi da manipueira, quando 
o cântaro furou e curti sede grande, 
à inclemência do Astro,  
mais um reforço,  
jamais poderei dizer padecimento,  
fazia parte da têmpera! 
  
                                                                Guiei-me pelo barbante, 
                                                                do equador eu venho  
                                                                e trago, 
                                                                debaixo de toda a poeira, 
                                daquela terra benta que nunca foi fria, trago 
                                as alpercatas e um calcanhar eu trago; 
                                                                trago também 
                                                                o afoito costume  
                                de  pisar uma pisada resoluta, 
                                e das forjas daquele chão sagrado trago, 
                                                                para pisar em qualquer sítio,  
                                                                um pé. 
 
 
                                                                Vou logo avisando,  
                                                                é o direito: 
                                                                com ele tomo a frente,  
                                                                com ele sei pisar, 
                        cantando galope na beira do mar. 
  
                                                                Venho 
                                                                das alpercatas, 
                                                                do calcanhar eu venho, 
                                        contra a tirania e a empáfia venho; 
                                        vistam-se, por favor, todos os reis profanos, 
                                        do meu pisar ninguém se ria, 
                                                                passo-lhes a faca, 
                                                                é amolado o meu quicé; 
                                        ai do rei que profanar de nudez 
                                        o verso, o poema, a cantoria! 
  
  
                                É daqui mesmo, seu coroné:  
                                        é de logar bem de perto,  
                                        é de logar bem distante, cheguei, 
                                        um pé à frente, o outro atrás, agora; 
                                        estou para qualquer parada, aqui; 
                                        diga logo, por seu favor, sem demora, 
                                        se prefere brigar, 
                                                                se quer fugir:  
                                piso em qualquer chão! 
  
Apenas, 
eis a ressalva,  
a única,  
razoável e salutar, 
prudente e honesto prevenir: 
  
Ela, 
com certeza, o calcanhar e os espinhos, 
d’Ela, 
eu sei,  
sempre foram, 
sempre serão, desconfio, 
mas, por favor, 
Achilles,  
diga logo como é mesmo que senhor quer qu’eu cante!?  

  

                                                        Salvador, BA,  noite alta, 12/02/1995.




OFICINA E NOTAS DA VIAGEM
1. Detrás da serrania: a terra da infância do poeta, a pequena cidade de Monsenhor Tabosa, situa-se no primeiro platô da Serra das Matas, região centro-oeste do Ceará. Ao poente de  Monsenhor Tabosa, fica o paredão da Serra Branca, onde o sol de esconde bruscamente, em porta e ferrolho, noite.  
2. Macacos: fazenda Macacos, fica do outro lado do paredão da Serra Branca, de modo que, para quem está em Monsenhor Tabosa, o grande espetáculo é o crepúsculo ao paredão da serra por sobre os oitis e os jatobás, enquanto que, para quem está nos Macacos, o espetáculo é o da aurora por cima dos mesmo jatobás e dos mesmos oitis. O poeta morou (mora) nos dois.  
3. Jatobá: árvore da família das leguminosas (Hymenaea courbaril), madeira dura, flores vistosas, amarelas, e  cujo fruto é grossa e longa vagem que contém um farináceo amarelo  claro, comestível e saboroso.   
4. Oiti: árvore da família das rosáceas (Moquilea tomentosa), de grande porte e pequenas folhas, muito cultivada para ornamento e sombra nas ruas do Recife; os frutos, do mesmo nome, são  drupas bastante carnosas e comestíveis, de cor amarelíssima, aroma e sabor intensos.   
5. Barbicacho: (Brasil/NE) cordão que se passa pelo queixo para segurar o chapéu.  
6. Poti: em tupi-guarani, camarão. Rio do Ceará, nasce nos sertões de Crateús e corre em  direção ao Piauí, onde funda, na confluência com o Parnaíba, a cidade de Teresina, capital do  estado.  
7. Serra Grande: parte da cordilheira da Ibiapaba, fronteira do Ceará com o Piauí, extensão total  de 100 léguas, altitude máxima de 1.000 metros, rasgada no lugar Oiticica pelo boqueirão do  Poti, também aproveitado, o boqueirão, para construir a linha de ferro Fortaleza-Teresina.  
8. Tiquira: aguardente feita com mandioca, bebida tipicamente maranhense, na rota do crepúsculo, pois a poente do Ceará.  
9. Coquilho das palmeiras: coco babaçu  (Orbygnia martiana), Brasil,  abundante na Serra Grande, nas várzeas do Piauí e do Maranhão. Coquilho em forma de gota d‘água, amarelado por fora, revestido com uma camada de amido comestível e medicinal parecido com o pó do jatobá: amarelo-ouro. A copa do babaçu parece o grande penacho de um espanador olimpicamente vertical.  
10. O sol, o galo, a aurora, a lufada do vento, a porta aberta: a lide nordestina começa muito cedo, ainda com escuro; abre-se a porta da frente, esteja quem estiver deitado, a lufada de vento para acordar quem ainda estiver dormindo; o café quentinho e o refrão “é hora” a botar para andar os preguiçosos.  
11.Tolda que cobria todo o vale: na casa nordestina, chama-se tolda a uma rede estendida bem  alto, por cima da rede onde dorme alguém  — criança ou mulher de resguardo  —,  de modo que a rede de cima funciona como um anteparo para o respingo da chuva às telhas de barro. As  casas normalmente não são forradas; em compensação, réstias e biqueiras...  
12. Ereupokal-Kliumterthal:processo mnemônico do nome das nove musas. Filhas de Zeus e  Mnemosine, protetoras de todas as artes, costumavam castigar os humanos imprudentes que   pretendiam sobrepujá-las; daí o pedido de licença feito por Camões nos cantos I e III d'Os  Lusíadas. Era costume clássico os poetas pedirem o alvará às musas para as suas cantorias, sob pena  de cegueira e morte  trágica. Er — Erato, da poesia lírica; Eu — Euterpe, música; Po —  Polímnia, hinos sagrados; Kal — Kalíope, poesia épica; Kli — Klio, história; U — Urânia, astronomia; M — Melpômene, tragédia; Ter — Terpsícore, dança; Thal — Thalia, comédia.  
13. Ignácio da Catingueira e Romano da Mãe d’Água: a maior dupla de cantadores-violeiros de todos os tempos. Ignácio, negro e escravo, natural de Piancó, PB; Romano, branco e importante, nascido em Teixeira, PB, também grande cantador. Famosíssimo pega na feira de Patos, PB, em 1870. Todos os demais cantadores, Cego Aderaldo inclusive, estão do Jornal de Poesia, em belíssimas home-pages.  
14. Benedita: Senadora da República do Brasil, negra e favelada; senhora dona Benedita da Silva, desafiou e ganhou!   
15. Causeiro: (regionalismo,Ceará) contador de causos, histórias fantásticas do imaginário popular, fonte perene de todas as tradições e substrato cultural de um povo.  
16. Botador de boneco: riquíssima tradição nordestina, também chamada mamulengo ou espendengo, bonecos manobrados por cordéis, vozes de ventríloquo, histórias ingênuas, uma festa!  
17. Sentinela: (Nordeste) velório — muita cachaça, muito café, muita reza e namoro pelo meio; pasmem, verdadeira festança dos que ficaram. Por certo, o morto também “gosta”, pois até hoje nunca apareceu alma reclamando da animação. Pelo contrário, reclamam se não tiver.  
18. Pau-de-jucá: madeira nordestina, muito dura, própria para fazer cacete de brigar, dura e pesada, porém flexível: não quebra, nem racha. A árvore deve ser “cortada no escuro”, isto é, em dias que não sejam de lua cheia nem de lua crescente; deve ser também sapecada levemente na fogueira de angico, com o que adquire mais dureza e uma cor ouro-marfim; finalmente benzida por um bom rezador, também chamado benze-cacetes. É arrumar as coragens e sair por aí! As vergônteas mais finas são usadas como bengalas — coisa de velho, pois cabra novo usa mesmo é cacete grosso. Era o jucá precisamente a madeira usada pelos índios para fabricar os tacapes.  
19. Manipueira: o mesmo que tucupi, suco leitoso da mandioca, obtido ao pé da prensa das casas de  farinha quando  da prensagem da mandioca; contém o veneno da planta, ácido cianídrico, mortal para o  homem e animais.  Se o veneno for evaporado ao fogo (sete dias) ou ao sol (trinta dias em litro branco), a manipueira é utilizada (NE) para molho de pimenta de cheiro ou como ingrediente do pato, delícia da região Norte, chamado “ao tucupi”.  
20. Sorondongos: também sarondongos, larva de grande porte, do caule das palmeiras — babaçu —, também de dentro dos coquilhos, manjar finíssimo dos índios da Ibiapaba, tradição culinária mantida pelos serranos. Uma delícia, os franceses não sabem o que estão perdendo: um prato de besouros fritos na manteiga... melhor do que lesma — scargot, como eles dizem. 
21. Tanajura: içá, formiga gigante. Quando do revôo para acasalamento, às  primeiras chuvas, as novas rainhas inundam os céus da Serra Grande: “cai, cai tanajura, que é tempo de gordura” — canta a meninada, os grandes também. O abdômen do bicho — “bunda de tanajura” — é separado do encéfalo, comido cru por alguns mais afoitos. Uma delícia, porém, frito na pimenta do reino, com uma cervejinha, ao frio da serra. Latas e latas de tanajuras fritas correm o Brasil inteiro, para gozo e regozijo das amizades dos conterrâneos emigrados. Já comi, já ganhei de presente, presente fino, presentão!  
22. Quicé: (Nordeste, Brasil) faca pequena, bem amolada, utilizada pelos capadores. Havia uma, da marca SESAM, de fino aço sueco, especial para “beneficiar”, isto é, castrar.